segunda-feira, 5 de março de 2012

ATIVIDADE 2: Leitura do artigo "Abordando soluções em sala de aula - uma experiência de ensino a partir das ideias dos alunos", disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc28/09-AF-1806.pdf

44 comentários:

  1. 1º- Qual foi o primeiro químico que descobriu a presença de MgCl2 e CaCl2, como foi feito essa separação desses dois elementos na época?
    2º - Porque o sal era considerado ouro nos séculos passado, porque o sal também era muito usado na conservação de carne vermelha e peixes?
    Resposta: O sal só era considerado ouro branco, pois sua produção nos séculos passados era pra poucos nem todos poderia compra o tão considerado ouro branco, ele era moeda de troca cidades foram erguidas ao redor de varias usinas de sal, impostos absurdos foram cobrados e guerras foram firmadas por causa do dinheiro do sal, ou mesmo tempo que florestas foram destruídas, para o aquecimento de águas do mar pra que assim o tão cobiçado ouro branco fosse extraído em uma pequena escala, mais ao mesmo tempo foram feitas varias descobertas, entre elas o do NaOH, Na2CO3 e dentre outras, que são utilizada na produção de matérias de limpeza. Exemplo sabão, detergentes, cloro e soda calcinada.
    Também era usado muito como conservante de carnes vermelhas e peixe com isso dando a esses alimentos uma data de validade ao seu consumo, melhor falando alongando seu prazo de validade, isto é feito por causa da retirada de água das carnes, com isso os pescadores poderiam passar mais tempo em alto mar, com isso trazendo mais peixes e foi nessa conservação de peixe surge o bacalhau. Por que o sal e contem pólos positivos e negativos com isso se unido com água que tem pólos negativos do hidrogênio e positivas do oxigênio, assim tornando se um bom conduto de corrente elétrica.
    Comentário do texto que fala sobre o “sal”
    O texto retrata de uma passagem do período em que o sal foi um produto de grande valor, com isso tornando um produto de exportação e moeda de troca. Varias guerras foram financiadas com dinheiro da produção de sal, umas delas foi à revolução Européia, por cobra taxas abusiva aos trabalhadores de época, soldados eram pagos com o produto mais valioso da época que era o sal. Vários químicos durante séculos estudaram forma de estai esse tão cobiçado tesouro brando, foram feitas varias descobertas através de pesquisas e curiosidades em torno do sal. Uma delas é que ele é responsável por uma grande parte do funcionamento do corpo humano, e também é causador da hipertensão. Os egípcios foram uns dos que mais valorizarão o sal, depois se espalhou se no mundo todo, por causa de nem todos poderem extrair esse produto tão cobiçado, os presos foram subindo de uma forma que ficou incontrolável, reis cobrando impostos e tributos absurdos.
    Mais graças a essa cobiça que foi o suficiente para chama a atenção de pesquisadores e cientistas que hoje o sal não tem o valor que tinha antes e podemos usar esse precioso ouro como um produto qualquer, quando acabar é só extrair mais. Sem precisar destruir florestas e cobra preços absurdos em um produto no qual qualquer pessoa pode fazer; só colocar água do mar em um local e espera água evapora o que fica é simplesmente o sal. O gerado de tanta polemica e disputa. Sal, certas horas é amigo, mais em outras um inimigo.
    Marcos Rogério de Melo; licenciando em química, pela UFAL campus Arapiraca. Aluno de química experimental.

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  2. 1º Segundo o texto o que e Potencial de Membrana?
    2º De acordo com o texto, Qual foi? E como ocorreu o impacto da atividade industrial humana sobre o ambiente?
    R= O impacto foi a deslocalização da Usina Ostia para a linha do Litoral, essa deslocalização ocorreu devido ao derrubamento das florestas para fornecer combustível a usina de sal em Ostia, e a erosão posterior do solo arrastou a expansão do delta na foz do rio, tais fatores foram os responsáveis pela a deslocalização da usina.
    Comentário sobre o texto:
    .O texto enfatiza a importância do sal, e como ele e fundamental para a vida do ser humano, pois durante toda a historia o homem vem buscando na natureza formas para se obter sal, tais como: evaporação da água do mar, fervura da água salgada e entre outras formas. A utilização do sal para o ser humano e encontrada de várias formas, como por exemplo, na conservação de carnes. Como relata Le Couterur, Penny:
    A privação de sal provoca perda de peso e do apetite,
    Cãibras, náusea e inércia, podendo ainda, em casos
    Extremos de depleção do sal no organismo como
    Em corredores de maratona, levar a colapso vascular e á
    Morte. Por outro lado, sabe-se que o consumo excessivo
    Do íon sódio contribui para a elevação da pressão sanguínea
    Fato importante para a doença cardiovascular e par doenças dos rins e do fígado. (Le Couterur, Penny, 1943, pag.275, parg. 1).
    Devido às necessidades do sal para o ser humano, juntamente com seus métodos específicos como foi relatado anteriormente, torna esse mineral muito importante para o ser humano.


    Danilo Ferreira da Silva.

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  3. 1- Sabemos que a presença do sal no organismo humano é essência para o bom funcionamento do corpo. Explique porque isso acontece.
    Resposta:
    O sal é uma substancia iônica e, devido isso, o sal ajuda a melhorar o funcionamento das células e esses íons desempenham um papel muito importante, mantendo o equilíbrio entre as células e os fluídos que as circunda. Gera, também, impulsos elétricos ao longo dos neurônios no sistema nervoso envolve a chamada bomba de sódio-potássio.
    2- O sal é muito importante para a nossa sobrevivência. Se o sal é indispensável para o funcionamento do corpo humano, explique, pois, porque ele é considerado um vilão à saúde humana.

    Aderlan Alves Silva

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  4. “A reorganização conceitual não se trata de uma mudança de concepções, mas sim de um processo gradual que envolve um esforço próprio do aluno (...)”.

    O trecho acima nos faz refletir sobre a realidade encontrada nas escolas atualmente, o fato de os alunos já trazerem suas próprias concepções (neste caso sobre soluções) para a sala de aula, mas nos mostra também que o professor não deve apenas refutar as idéias dos alunos, pois, estas são de ordem universal, podendo a partir disso receber aprimoramento.
    O processo gradual a que se refere o texto retrata veemente a maneira com que deve ser vista tais concepções. As dificuldades de entendimento por parte do alunado observada pelos pesquisadores colocam em foco a visão restrita e até distorcida que os mesmos têm a cerca do mundo microscópico.

    Qual o processo envolvido na dissolução de um composto iônico?
    R: Um processo de separação de íons preexistentes do soluto, uma vez que esses íons, fortemente atraídos por suas cargas opostas, ao entrarem em contato com o solvente molecular (H2O), se tornam solvatados ou hidratados pelas moléculas da água.

    Pensando quimicamente e de maneira microscópica, o que ocorre em um processo de cromatografia?


    Aline Costa de Souza
    Estudante de Química Licenciatura
    4° Período

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  5. Aluna: jannice Soares Lima França
    Licenciando Química, 4º periodo - Ufal

    Atividade 2. Texto: Abordando Soluções em Sala de Aula – uma Experiência de Ensino a partir das Idéias dos Alunos

    Etapa 1. Pergunta com resposta.

    * Qual a prática pedagógica mais eficaz para ensinar o conceito de solução no ensino médio, a de aspecto quantitativo ou aspecto qualitativo?

    Resposta - De acordo com o texto, a prática pedagógica utilizada são as duas, para que a passagem do familiar e concreto para o novo e abstrato seja natural.

    Etapa. 2. Pergunta sem resposta.

    * De que forma o professor deve valorizar a construção de conhecimento pelo aluno, em que este, elabore conceitos sobre soluções em uma linguagem que não seja quimicamente formal?

    Etapa 3. Comentário.

    * No quinto paragráfo do texto, p.37:

    Dificuldades na construção de noções mais complexas em relação
    a esse tema poderiam estar ligadas: aos conceitos prévios não
    articulados pelo aluno, à ausência de uma visão microscópica por
    parte do professor (Carvalho e Gil- Pérez, 2000) e ao emprego de um
    material didático que valorize aspectos quantitativos. Assim, o que se percebe é o abandono de práticas pedagógicas que conjecturem tais
    finalidades.
    Este é um processo de ensino-aprendizagem que merece ser refletido, para que seja fundamental a importância de decisões sobre o que ensinar, por que e como ensinar.

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  6. Texto: Abordando Soluções em Sala de aula-Uma experiência de Ensino a partir das Ideias dos Alunos.

    1) Quais as diferenças (além da que é apontada no texto) entre o ouro puro e o que é usado em joalheria?

    2) De que forma acontece a dissolução do composto iônico, cloreto de sódio, em água?

    R.: Os íons do soluto(NaCl)fortemente atraídos por suas cargas opostas ao entrarem em contato com o solvente(H2O)tornam-se hidratados ou solvatados pelas moléculas de água. a molécula de água por ter sua carga negativa do átomo de oxigênio é atraída pelo cátion do soluto e a carga positiva de cada átomo de hidrogênio é atraída pelo ânion do soluto. com essas novas interações soluto-solvente os íons se dissociam.

    3) O texto aborda as situações do dia-a-dia que ao serem exploradas em sala de aula ajudam na compreensão dos alunos e a evoluírem na forma de pensar e abstrair. Na minha opinião, isso é muito importante para o aprendizado. Outro ponto do texto que quero destacar é a utilização de mapas conceituais(pág.: 40) que ajudam o professor a avaliar a compreensão do aluno em relação ao assunto, além de possibilitar um replanejamento de ensino.


    Amanda Patrícia. 4º período.

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  7. 1 – No texto os autores falam que: “Evoluir na forma de pensar não implica, nesse estudo, o abandono de velhas concepções, mas a eliminação de certas qualidades da concepção inicial e a incorporação a esta de outras qualidades [...]”, a partir disso podemos ver que existe conceitos da psicologia da educação aí inseridos, que conceitos são esses?

    São conceitos desenvolvidos por Sir Jean William Fritz Piaget, que são os conceitos de assimilação (que é a incorporação da realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades. O conhecido (conhecimento anterior) representa a assimilação); o segundo conceito é o de acomodação (que é a reestruturação dos esquemas de assimilação. O novo conhecimento representa a acomodação).
    Esses dois conceitos são também chamados de processo de equilibrarão. O indivíduo está construindo o seu conhecimento, está passando de um menor conhecimento para um maior conhecimento, saindo de um menor valor para um maior valor.
    O professor de química pode se apoiar no “esquema” proposto por Piaget para que o aluno tenha um melhor aprendizado, esse “esquema” acontece da seguinte maneira:
    Adaptação Desequilíbrio Assimilação Acomodação Equilibração
    Por isso é importante saber o que alunos já possuem de conhecimento prévio, para que eles sejam colocados em processo de desequilíbrio para que, assim, venham os outros estágios e ele aprenda.

    2 – O texto fala em aspectos quantitativos e qualitativos, mas o que são esses aspectos?

    3 – O texto trás ferramentas que são de grande serventia para a facilitação do ensino de soluções no ensino médio e para isso trás elementos da psicologia da educação, elementos esses que o professor precisa conhecer, pois, facilitará o processo de ensino-aprendizagem e ajudará no desenvolvimento de uma metodologia de ensino mais eficaz. Além disso, trás também situações do dia-a-dia que ajudam ainda mais o aprendizado, pois, o aluno encontrará uma forma de aplicar o conhecimento aprendido em sala de aula em sua vida cotidiana.

    João Paulo Tenório da Silva Santos
    4º Período

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  8. 1-COMENTÁRIO
    No entanto, ensinar o conceito de solução no Ensino Médio, vinculado à noção microscópica do processo de dissolução, não tem se mostrado uma prática pedagógica muito efetiva e o que se percebe é a valorização dos aspectos quantitativos em detrimento dos aspectos qualitativos (Echeverria, 1993).
    Dificuldades na construção de noções mais complexas em relação a esse tema poderiam estar ligadas: aos conceitos prévios não articulados pelo aluno, à ausência de uma visão microscópica por parte do professor (Carvalho e Gil Pérez, 2000) e ao emprego de um material didático que valorize aspectos quantitativos. Assim, o que se percebe é o abandono de práticas pedagógicas que conjecturem tais finalidades.

    Nota-se que falta esforço do professor quanto ao processo de ensino para com o aluno como também a falta do anseio de alunos para com sua aprendizagem, sabe que como afirma anteriormente existe pouco estimo para com as soluções. Desta forma é visível onde se localiza os erros que deveriam ser reanalizados com o processo de ensino-aprendizagem, gerando a desinformação para com o conteúdo sendo que a culpa advêm não apenas do aluno e professor como também da falta de materiais que auxiliem a efetuação da aprendizagem.

    2-PERGUNTA COM RESPOSTA
    O que se percebeu quando os estudantes acharam que solução se resumia em “misturas”?
    Resp.: Obteve-se a impressão que eles se basearam na concepções fortemente apoiadas nos aspectos perceptíveis, como se pôde perceber no desenho realizado por eles (no artigo pag. 38) que mostraram uma visão continua de matéria.

    3- PERGUNTA SEM RESPOSTA
    O que seria a solução aquosa de sulfato de cobre pentaidratado?

    Maria Leandra Madeiro de Souza
    Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca
    4º período

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  9. 1- Comente sobre a teoria de dissociação eletrolítica de Arrhenius.
    R: De acordo com a teoria de Arrhenius, quando a sacarose se dissolve em água, as partículas dispersas em água são moléculas de sacarose; como estas são neutras, a solução não conduz corrente elétrica. Quando o cloreto de sódio é dissolvido em água, cada molécula de NaCl se divide em partículas ainda menores, dispersas com carga elétrica, que são íons de Na + Cl; as partículas dispersas na água são, portanto, íons, e como estes têm carga elétrica, a solução conduz a corrente elétrica. Os ácidos passaram a ser definidos como substâncias que em solução aquosa se dissossiam iônicamente, libertando como cátions ou íons positivos de hidrogênio (H). Assim, pela teoria de Arrhenius, o HCl, HNO3, H2SO4 eram ácidos


    2- O corrente texto, na página 3 no 2° parágrafo, relata a utilização em sala de aula de diferentes materiais para explicar os conceitos de solução, homogeneidade, mistura heterogenia etc. Materiais estes que não são facilmente encontrados e disponibilizados, principalmente na rede pública de ensino. Tendo conhecimento desse fato, como podem ser substituídos esses materiais para se obter os resultados da aula relatada?


    3- Na página 4, 3° parágrafo do texto, faz-se menção a utilização de um mapa conceitual criado pelos alunos.No texto relata-se os benefícios que o mesmo traz para o professor, no qual chamou-me a atenção por poder fazer com que o professor possa conhecer como se dá a compreensão de seus alunos sobre os conceitos ministrados na aula.
    A partir da utilização desse mapa, o professor pode detectar onde seus alunos estão tendo dificuldades e elaborar estratégias para resolver esse problema, um método simples que pode trazer muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem.
    Através do conhecimento desse mapa conceitual o professor pode então elaborar um replanejamento de suas aulas e até utilizar o mesmo como instrumento de avaliação.

    Michele Daiana.
    4° período. Química Licenciatura.

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  10. Erismarck Ananias da Silva
    Licenciando em Química, pela UFAL, 4° periodo

    Etapa 1- Pergunta com resposta

    Por que os autores acreditam que a compreensão do termo “Homogeneidade da solução” é importante, para a compreensão dos alunos na interface do macroscópico para o microscópico?

    Resp. Porque, quimicamente falando, a compreensão do termo poderá desencadear reflexões nos alunos sobre possíveis interações entre o soluto e o solvente no processo de dissolução, mediando o conceito de solução e do processo de dissolução, fazendo assim o aluno entender o porquê de soluções homogêneas diferenciarem de substância pura, apesar de terem uma configuração homogênea macroscopicamente.

    Etapa 2- Pergunta sem resposta

    Resp. Além da compreensão do termo “homogeneidade da solução”, quais métodos poderiam ser usados, na ação pedagógica, para facilitar o entendimento do tema Solução?

    Etapa 3- Comentário

    A passagem da visão macroscópica para a microscópica, desde sempre foi uma dificuldade para o ensino de química, pela dificuldade dos alunos em abstrair. Como no caso do ensino de soluções (tratado no artigo). É pensando no ensino de soluções, que concordo com os autores em utilizar a compreensão do termo “Homogeneidade” como vetor para compreensão do tema, pelos motivos já explicitados pelos autores. Mas também, acredito que novas formas poderão ser criadas para o ensino de soluções, e nós futuros professores devemos trabalhar para encontrar esses novos métodos, para que o ensino de química supere as dificuldades que ainda persistem.

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  11. 1º-Com base em noções mais complexas,explique o que ocorre nas interações das moléculas, entre soluto e solvente a nível microscópico e o que temos como consequência dessas interações?

    2º-Para compreender o conceito de dissolução, em termos de interações em partículas soluto/solvente, o que se exigirá dos alunos?

    R- Os alunos terão que reorganizar suas concepções de um nível de abstração menos complexos a níveis mais complexos de seu conhecimento e percepção. Começar a perceber e visualizar, o que acontece em reações químicas, saber distinguir entre solvente e soluto,substância e mistura etc.

    3º-Acredito que refletir e discutir com professores e alunos, a respeito de determinado assunto de química, ajuda sim no discernimento e desenvolvimento dos alunos.Principalmente no que diz respeito a concepções mais complexas no ensino de química, porém a prática é uma opção muito favorável ao aprendizado.


    Clebson Luis da Silva.
    4º Período.

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  12. 1- A abordagem do tema soluções no ensino médio, pode se tornar menos complexa quando passada de forma ideal, ou seja, além da aula teorica a prática não pode ficar fora do plano de aula. O professor pode explorar todo conteúdo de separação e composição das substâncias, levando o aluno a uma possivel visualização dos processos envolvidos com materiais ultilizados no dia a dia, para que o aluno não absorva o conteúdo de forma confusa como citado no artigo: pag 2, 7º parágrafo.

    2- Qual a diferença entre mistura e solução?

    A mistura é constituida por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas.
    ex:água e óleo ( misturam-se)
    Solução é a composição de substâncias dispersantes(chamados de solvente)e os dispersos(chamados de soluto).
    Ex:água e sal.(dissolvem-se)

    - TODO SISTEMA HOMOGÊNIO É UMA SOLUÇÃO.
    - TODO SISTEMA HETEROGÊNIO É UMA MISTURA.

    3-Como graduando do curso de licenciatura em Química, gostaria de saber como abordar o conteúdo soluções com alunos surdos? sabendo que podemos nos deparar com essa situação.

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    Respostas
    1. 1- A abordagem do tema soluções no ensino médio, pode se tornar menos complexa quando passada de forma ideal, ou seja, além da aula teorica a prática não pode ficar fora do plano de aula. O professor pode explorar todo conteúdo de separação e composição das substâncias, levando o aluno a uma possivel visualização dos processos envolvidos com materiais ultilizados no dia a dia, para que o aluno não absorva o conteúdo de forma confusa como citado no artigo: pag 2, 7º parágrafo.

      2- Qual a diferença entre mistura e solução?

      A mistura é constituida por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas.
      ex:água e óleo ( misturam-se)
      Solução é a composição de substâncias dispersantes(chamados de solvente)e os dispersos(chamados de soluto).
      Ex:água e sal.(dissolvem-se)

      - TODO SISTEMA HOMOGÊNEO É UMA SOLUÇÃO.
      - TODO SISTEMA HETEROGÊNEO É UMA MISTURA.

      3-Como graduando do curso de licenciatura em Química, gostaria de saber como abordar o conteúdo soluções com alunos surdos? sabendo que podemos nos deparar com essa situação.

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  13. 1)PERGUNTA SEM RESPOSTA
    Qual a prática pedagógica que o professor pode adotar para conhecer as concepções prévias dos alunos, e ao mesmo tempo estabelecer conexões entre os conceitos já existentes, os advindos de novas informações e traduzí-los para o cotidiano do aluno?

    2)PERGUNTA COM RESPOSTA
    O que é solução?
    R: É qualquer mistura homogênea e pode ser; sólida, líquida ou gasosa.

    3)COMENTÁRIO
    "Os estudantes fornecem explicações macroscópicas dos conceitos relacionados ás soluções, influenciados pelos aspectos observáveis e pelas experiências que vivenciam em seu cotidiano".
    Como esses alunos ainda não tem um conhecimento microscópico em relação às soluções, as explicações dadas por eles vão estar intimamente ligadas aos aspectos observáveis e vivenciados em seu cotidiano.Esses conhecimentos podem ser somados e relacionados com novas experiências melhorando assim a aprendizagem dos alunos.

    Maria Ferreira 4º período de química

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  14. Atividade 2:

    1-No artigo, qual a forma encontrada para que os alunos do ensino médio possam compreender o conceito de soluções?
    Resposta: Foi passado para os alunos de forma gradativa e estabelecendo relação com os conceitos já previamente estabelecidos por eles, novas informações sobre soluções químicas, considerando a homogeneidade da solução característica que proporcionar maior compreensão para transpor a visão do estudante do nível macroscópio para o microscópio, produzindo mapas conceituais que puderam estabelecer ligações com os assuntos abordados e evidenciar as concepções ainda não entendidas, onde tanto o professor como os demais colegas podem analisar e reelaborar as ideias, transpondo o que foi estudado para um nível de entendimento mais abrangente.

    2-(..)emprego de material didático que valorize aspectos quantitativos.” Esse foi um dos pontos citados pelas autoras ao falar dos principais problemas enfrentados pelos alunos no entendimento de soluções químicas. Nas aulas apresentadas no artigo observa-se a utilização de diferentes materiais afim da visão macroscópica do conteúdo abordado, pode-se dizer que a não utilização na aula de tais materiais pode, de fato comprometer o entendimento do aluno?

    3-Comentário: O artigo nos mostra dificuldades dos alunos em entender conceitos químicos, exemplificado na página 2 parágrafo 4, onde diz que persistia a dificuldade dos alunos na diferenciação entre substância pura e solução. No entanto, também demonstra ideias que facilitam o entendimento do alunado de tais concepções. Auxiliando de fato, na prática pedagógica do ensino de química.

    Crislania dos Santos
    Química Licenciatura. (4º Periodo)

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  15. ETAPA-1(Pergunta sem resposta)
    1°-Hoje, considera-se que nas soluções ocorram interações entre as partículas (moléculas ou íons) do soluto (componente em menor quantidade ou substância dissolvida) com as do solvente(componente mais abundante ou agente do dissolução).E antigamente como se pensava esse processo que hoje em dia é tão bem explicado cientificamente?

    ETAPA-2(com resposta)
    2°-O que ficou estabelecido a partir da teoria de Arrhenius?
    RESPOSTA: A química dos íons .Estranhas partículas, infinitésimas da matéria e dotada de cargas elétricas que permitem a passagem da corrente elétrica através da solução quando estas tocavam os elétrodos,abandonando suas cargas elétricas mais uma vez para o estado atômico.

    ETAPA 3-(Comentário referente à 2° página do 2 parágrafo)
    “Considera-se que essa reorganização conceitual não se trata de uma mudança de concepções, mas sim de um processo gradual que envolve um esforço próprio do aluno, refletindo respeito de suas ideias (...)”
    Percebe-se que o alunado ao se deparar com o conteúdo Soluções , apresenta certas dificuldades mediante seu baixo nível de abstração sendo necessário assim uma reorganização mental e um esforço próprio para sua melhor compreensão juntamente com a ajuda de colegas e em especial do professor , para a passagem desse baixo nível para o de maior abstração.O aluno desenvolve uma certa confusão mediante suas pequenas ideias já formuladas à respeito de Soluções.Porém, o mesmo possui capacidade de fazer o “balanço” sobre aquilo que faz sentido ou não, de absorve novas ideias e de aprimorar às já existentes. O professor juntamente com os colegas em sala são os grandes motivadores e responsáveis por esse momento de “seleção” de conceitos e pensamentos.

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  16. ETAPA-1(Pergunta sem resposta)
    1°-Hoje, considera-se que nas soluções ocorram interações entre as partículas (moléculas ou íons) do soluto (componente em menor quantidade ou substância dissolvida) com as do solvente(componente mais abundante ou agente do dissolução).E antigamente como se pensava esse processo que hoje em dia é tão bem explicado cientificamente?

    ETAPA-2(com resposta)
    2°-O que ficou estabelecido a partir da teoria de Arrhenius?
    RESPOSTA: A química dos íons .Estranhas partículas, infinitésimas da matéria e dotada de cargas elétricas que permitem a passagem da corrente elétrica através da solução quando estas tocavam os elétrodos,abandonando suas cargas elétricas mais uma vez para o estado atômico.

    ETAPA 3-(Comentário referente à 2° página do 2 parágrafo)
    “Considera-se que essa reorganização conceitual não se trata de uma mudança de concepções, mas sim de um processo gradual que envolve um esforço próprio do aluno, refletindo respeito de suas ideias (...)”
    Percebe-se que o alunado ao se deparar com o conteúdo Soluções , apresenta certas dificuldades mediante seu baixo nível de abstração sendo necessário assim uma reorganização mental e um esforço próprio para sua melhor compreensão juntamente com a ajuda de colegas e em especial do professor , para a passagem desse baixo nível para o de maior abstração.O aluno desenvolve uma certa confusão mediante suas pequenas ideias já formuladas à respeito de Soluções.Porém, o mesmo possui capacidade de fazer o “balanço” sobre aquilo que faz sentido ou não, de absorve novas ideias e de aprimorar às já existentes. O professor juntamente com os colegas em sala são os grandes motivadores e responsáveis por esse momento de “seleção” de conceitos e pensamentos.

    VANDERLÉIA DOS SANTOS SILVA
    GRADUANDA DO 4° PERÍODO DE QUÍMICA LICENCIATURA. UFAL -ARAPIRACA

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  17. ETAPA-1(Pergunta sem resposta)
    1°-Hoje, considera-se que nas soluções ocorram interações entre as partículas (moléculas ou íons) do soluto (componente em menor quantidade ou substância dissolvida) com as do solvente(componente mais abundante ou agente do dissolução).E antigamente como se pensava esse processo que hoje em dia é tão bem explicado cientificamente?

    ETAPA-2(com resposta)
    2°-O que ficou estabelecido a partir da teoria de Arrhenius?
    RESPOSTA: A química dos íons .Estranhas partículas, infinitésimas da matéria e dotada de cargas elétricas que permitem a passagem da corrente elétrica através da solução quando estas tocavam os elétrodos,abandonando suas cargas elétricas mais uma vez para o estado atômico.

    ETAPA 3-(Comentário referente à 2° página do 2 parágrafo)
    “Considera-se que essa reorganização conceitual não se trata de uma mudança de concepções, mas sim de um processo gradual que envolve um esforço próprio do aluno, refletindo respeito de suas ideias (...)”
    Percebe-se que o alunado ao se deparar com o conteúdo Soluções , apresenta certas dificuldades mediante seu baixo nível de abstração sendo necessário assim uma reorganização mental e um esforço próprio para sua melhor compreensão juntamente com a ajuda de colegas e em especial do professor , para a passagem desse baixo nível para o de maior abstração.O aluno desenvolve uma certa confusão mediante suas pequenas ideias já formuladas à respeito de Soluções.Porém, o mesmo possui capacidade de fazer o “balanço” sobre aquilo que faz sentido ou não, de absorve novas ideias e de aprimorar às já existentes. O professor juntamente com os colegas em sala são os grandes motivadores e responsáveis por esse momento de “seleção” de conceitos e pensamentos.

    VANDERLÉIA DOS SANTOS SILVA
    GRADUANDA DO 4° PERÍODO DE QUÍMICA LICENCIATURA. UFAL ARAPIRACA

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  18. 1º Não é de hoje que procuram-se soluções para o ensino de quimica no ensino médio, mas até o momento muitas dúvidas ainda existem. Entçao como tirar essas dúvidas sobre o ensino de química?
    R- solução para esse grande problema está não só neste artigo, mas se olhar-mos para pequenos problema que ocorrem dentro da sala de aula facilmente veremos que para que o ensino de quimica torne-se interessante basta voltar-mos um pouco a aula para coisa e fatos do dia-dia dos alunos.
    2º A quimica nas escolas é vista como uma disciplina muito complicada ou pelo menos boa parte dos alunos quando questionados a respeito da disciplina sobre se eles gostam da disciplina normalmente em uma sala com 40 alunos 20 falam que gostam, mas apenas 10 realmente gostam os outros 10 falam só pra impresionar você os outros 20 te falam de imediato que nãqo gostam. Diante do enunciado o que fazer paraq que tal desiteresse por parte do alunado diminua ou desaparessa?
    COMENTÁRIO
    O presente artigo é muito intrigantte, poís nos dá resultado de apenas uma escola, mas imediatamente facina de modo a deixar certas lacunas em respostas antes tão simplificadas. no segundo paragrafo do texto exatamente no segundo ponto continuativo é dito que para que se possa evoluir na forma de pensar não é preciso que se deixe de lado os conhecimentos antigos, mas atribuir novas concepções e apagar algumas que não te servirão mais, pois o conhecimento em qualquer que seja a área é preciso um conhecimento prévio e esse muitas veses vem dotados de informações erradas e com a evolução você vai vendo onde estava errado e vai corrigir essa falhas

    JOSÉ ADILSON LINO FILHO 6º PERIODO

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  20. 1) Quais as principais dificuldades na construção de noções mais complexas em relação a esse tema ? com resposta:
    Resposta:
    Aos conceitos prévios não articulados pelo aluno, a ausência de uma visão microscópica por parte do professor e ao emprego de um material didático que valorize aspectos quantitativos; assim o que se percebe é o abandono de práticas pedagógicas que conjecturem tais finalidades.
    2) Qual é a maior dificuldade que os alunos tem para compreender ou definir o assunto “soluções” ? Sem resposta

    3) comentário :
    seus modelos explicativos, não havia a indicação da ideia da homogeneidade, o que evidenciou dificuldade no estabelecimento da diferença entre um sistema representativo de substância pura e
    solução. Isso mostrou que os alunos não tinham o domínio em diferenciar substância pura e solução...com isso a professora promoveu vários debates entre eles sobre o assunto, para que eles compreendessem a diferença entre esses assuntos...e assim eles escreviam novos conceitos, como mostrar a figura no texto. 3ª pág. 1º e 3º parágrafo.

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  21. 1. “Compreender o conceito de dissolução em termos de interações entre as partículas de soluto/ solvente exige que o aluno reorganize suas concepções de um nível de abstração menos complexo a níveis mais complexos de sua cognição”. Explique, segundo o texto, como se daria essa reorganização de concepções?

    R-
    Tal reorganização conceitual não se daria como uma mudança de concepções já existentes, mas, de maneira que os conhecimentos anteriores sirvam como uma ponte para as novas elementos a serem incorporados ao mesmo, através de processo gradual, que deve conter um esforço do aluno, onde faz-se a necessário reflexão a respeito de suas idéias já instituída e as articulando com os novas informações. Que serão ainda ampliadas no envolvimento mútuo com o professor e os colegas.

    2. O que diz a teoria de Arrhenius sobre a dissolução de certas substâncias em meio aquoso?

    R-

    Comentário:
    Página 37; trecho em destaque: “Os estudantes fornecem explicações macroscópicas aos conceitos relacionados às soluções, influenciados pelos aspectos observáveis e pelas experiências que vivenciam em seu cotidiano”

    Traz o aluno em sua singularidade, chamando a atenção à atuação do educador que deve está ciente de tais aspectos, procurando não manipular o aluno para a absorção elementos, mas sim, coloca-se como sujeito participativo nesta transmissão de valores(conhecimentos) , fundamentando esta constituição em trocas que acontecem em sala de aula, discutindo as possibilidades e dificuldades da ligação entre os novos conhecimentos e as novas informações que serão assimiladas.

    Cristóvão F. dos Santos

    4º período; Química L.

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  22. 1º De acordo com o texto porque a homogeneidade da solução foi considerada importante na interface da passagem da visão macroscópica para a microscópica?
    2º Qual foi a importância ou o aspecto positivo na construção do mapa conceitual?
    - A construção do mapa foi importante, pois possibilitou ao aluno expressar suas idéias de uma forma diferente, podendo assim o professor observar as dificuldades dos alunos podendo evidenciar a compreensão ou não dos temas abordado em sala de aula, e a partir daí o professor poderá reelaborar os seus métodos de ensino buscando uma melhora nos conhecimentos dos seus alunos, tomando o mapa conceitual como uma forma de avaliar a compreensão dos alunos.
    Comentário sobre o Texto:
    - O texto aborda um método interessante para que o aluno possa interagir nas aulas, expressando seu ponto de vista sobre determinado assunto que estar sendo abordado pelo professor, podendo apresentar de uma forma diferente seus conhecimentos e suas dificuldades. O texto traz na pagina 4, a construção de um mapa conceitual uma experiência nova para o professor avaliar seus alunos. De acordo com o texto esse método foi útil, pois o houve evolução nos conhecimento dos alunos pelo qual usufruiu do mapa conceitual.
    Danilo Ferreira da Silva 6º período.

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  23. 1. Como um professor de ensino médio de uma escola pública com estruturas precárias, como várias que existem no Brasil; pode querer mudar a compreensão macroscópica? Em sua opinião qual seria a melhor maneira para estimular o aluno no meio de toda essa precariedade?


    2. Do que se trata a reorganização conceitual?
    Trata-se de processo gradual, que envolve um esforço do próprio aluno, fazendo com que o mesmo articule e reflita a respeito de suas idéias ,evoluindo sua forma de pensar, de maneira a eliminar qualidades de uma concepção inicial incorporado-as a outras qualidades, o que irá lhe permitir discrimina o conceito ou representação que serão mais adequados para cada situação.



    Pagina 41; 1º parágrafo
    Neste parágrafo pode se observado que os estudantes ainda vão ter uma explicação macroscópica de alguns conceitos relacionados á solução. Mas o professor deve influenciar aspectos do cotidiano do aluno para explorar os níveis de pensamentos dos mesmos , fazendo atividades concretas dando oportunidade do aluno de discernir as informações que lhes foram transmitidas para que seus níveis de compreensão evoluíssem.

    Valquíria dos Santo Silva
    4º período; Química L.

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  24. 1º Poucos alunos conseguem diferenciar entre soluções e substancia. Por que isto acontece?
    2º O professor percebeu certa confusão na mente dos alunos entre o conceito de substância pura e mistura e mistura homogenia que foi possível perceber a partir de uma solicitação de um modelo representativo de um sistema constituído de água e sal (NaCl). O que o professor pode verificar na representação dos alunos?

    R: Foi possível verificar que em seus modelos explicativos, não havia a indicação da idéia da homogeneidade, o que evidenciou dificuldades no estabelecimento de diferença entre um sistema representativo de uma substancia pura e de soluções.

    3º Este texto mostra a dificuldade dos estudantes que antes de estudado sobre soluções sentem muitas dificuldades, quando o professor pede para que eles diferenciem entre uma solução, soluto, substancia pura e mistura homogenia e heterogenia dos elementos químicos. E quando eles tiveram uma aula sobre o assunto onde foram apresentadas todas suas duvidas, podemos perceber que as concepções dos alunos evoluíram, pois para quem não conseguiam diferenciar entre uma substancia pura para uma mistura passaram a elaborar suas próprias concepções e idéias do tipo: compreensão de mistura, considerações da possibilidade de uma mistura formar um sistema homogêneo e heterogêneo.
    Lyvia Santos
    4º período de Licenciatura em química.

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  25. 1) Comentário:



    O texto é muito interessante, pois mostra alguns métodos de como ensinar química na escola, podendo entender que o estudo da química pode ser feito de maneira muito acessível, pois osfatos químicos ocorrido no dia a dia podem ser entendido pelos estudantes de forma mais simples e transitar para a forma maios complexa de sua estrutura de pensamento.



    2) Pergunta sem resposta:

    Como o aluno pode desenvolver seu conceito de dissolução em termos de interseção entre partícula de soluto\solvente?



    3) Pergunta com respostas:



    De que forma os estudantes associam a ideia de solução?

    A maioria dos alunos associa a solução como uma ação que envolve o ato de ‘misturar’ sem que especificasse a ideia de fase, quando a considerava surgem concepções carregadas de ideias alternativas como: ‘mistura como solução heterogeniae misturas heterogenia de elementos químicos.

    Laiany Wanessa da Silva Santos

    4º Período de química licenciatura

    UFAL –Campus –Arapiraca-AL

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  26. 1) Em síntese, qual o meio empregado para dinfundir a visão micróscopia nos alunos...
    2) Qual a diferença entre uma substância pura e uma substância homogênia, pq é fácil confundí-las?

    RESPOSTA:

    Visualmente é fácil confundí-las por parecerem conter apenas uma substância.
    Só é considerada substância pura quando no sistema aonde estiver contida tiver apenas um tipo de substância. Já a mistura homogênia ou solução monofásica ocorre quando não se distinguir os componentes, parecendo uma substÂncia pura.

    3) Na página 38, parágrafo 2º, pude refletir sobre algumas especulações feitas ao longo deste prágrafo; e automaticamente evidenciei algumas discordâncias. Num certo trecho: " É importante que o professor conheça as concepções prévias dos alunos" . Concordo em parte que tais concepções constituirá conexões entre conceitos anteriores e advindos. Contudo, tais concepções advém de ensino anteriores, e se o aluno não prover de um ensaino, digamos, mais profundo, o professor atual irá sofrer as consequências da situação e ao mesmo tempo ele não terá nenhuma obrigação de orientar seus alunos, quando elel deveriam ter uma base de seu assunto. No meio desta Solução toda, a situação tanto os professores
    Quando os alunos.... Serão frustados-os, ou seja conceitulmante.

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  27. 1 - O professor em sala de aula, propôs aos alunos um mapa conceitual para facilitar o aprendizado do mesmo, mas mesmo adquirindo este método os alunos continuaram tendo dúvidas. Há um método mais apropriado?
    2 – Quais os motivos que leva o aluno a ter dificuldades para adquirir resultados mais complexos na elaboração de uma solução?
    R - Os conceitos prévios que não são articulados pelos alunos, à ausência de uma visão microscópica por parte do professor, e ao emprego de um material didático que valorize aspectos quantitativos
    2° parágrafo; pag 38
    Trata-se de um conceito de dissolução que envolve interações entre partículas em uma solução, e que na maioria das vezes os alunos tem uma visão muito restrita em relação aos resultados. Para que haja uma mudança é necessário que os alunos saiam de uma concepção menos complexas para umas mais complexas, ou seja, que os alunos tenha ideias próprias, aulas mais construtivas, possibilitando uma interação melhor entre professor e aluno.

    Amanda Mara.
    4° período de Química licenciatura - Ufal arapiraca

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  28. Química Geral Experimental 2

    1- “ ...ensinar o conceito de soluções no Ensino Médio, vinculado à noção de microscópica , não tem se mostrado uma prática pedagógica muito efetiva e o que se percebe é a valorização dos aspectos quantitativos em detrimento dos aspectos qualitativos (Echeverria, 1993)”. Com base no já citado, o que de fato poderia ser resultante da dificuldade de efetuar tal prática hoje nas escolas?

    Resposta: Se observa que isso pode se dá principalmente devido a Conceitos pré-concebido não articulado pelos alunos, já que esses são influenciados pelas características observáveis e pelas experiências já vividas diante do conteúdo, a não presença de uma visão microscópica por parte do educador e a utilização de um recurso didático que não valorize aspectos qualitativos e sim quantitativos.

    2- De acordo com os resultados apresentados ao término do trabalho, as autoras mencionam que “ Assim, um ensino mais profícuo de soluções, visando à elaboração por parte dos alunos de modelos explicativos, exigiria um período de tempo maior, para que num processo de discussões e reflexões fosse possível ao aluno romper a barreira do concreto e evoluir em sua maneira de pensar e explicar os fenômenos”. Quais as facilidade e barreiras para se trabalhar com modelos explicativos hoje no seio das escolas públicas? Com o currículo atual de química é possível se trabalhar com base nessa proposta?

    Comentário:
    O episódio presente no texto, em que o ensino de química quando trata de soluções no ensino médio, está relacionado à valorização de caracteres quantitativos no ensino de química. Retoma a se pensar na falta do emprego também de uma leitura que fuja de um contexto puramente aplicado da disciplina mais sim que a ela se some a história do conteúdo para melhor compreensão por parte desses quando se tratar de temas microscópicos.
    Vale ressaltar que só não basta o uso de uma boa leitura como também de prática para que assim possa se efetuar a reorganização dos conceitos trazidos de casa pelo aluno a cerca do conteúdo em nível menos complexo passando a níveis mais complexos.

    Edjames Alves Santos
    4° período

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  29. PERGUNTA COM RESPOSTA:
    Quais os beneficios que as experiências no dia a dia e em aulas praticas podem trazer para os aluno?
    Ajuda os alunos compreender o conceito e reorganiza suas concepções de um nivel de abstração menos complexo, possibilitando um maior entendimento do assunto estudado.

    PERGUNTA SEM RESPOSTA:
    Porque o sistema não disponibiliza maior acesso no auxilio de aulas práticas e experimentais em laboratorios de uma forma mais extensa?

    COMENTARIO:
    Visto que, os alunos passam por certa dificuldade na aprendizagem de alguns conceitos relevantes a misturas e soluções na metodologia conceitual de ensino em sala de aula, faz-se necessario o auxilio de algumas experiencias de misturas para que possibilitem um maior ensino-aprendizagem e fixação em relação a assuntos abordado.

    Graciele Lima, 4° periodo
    Química-ufal

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  30. 1-De acordo com o texto, quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino médio no que se diz respeito ao tem solução?
    R- Os conceitos prévios não articulados pelo aluno, ausência de uma visão microscópica por parte do professor e ao emprego de um material didático que valorize aspectos quantitativos em detrimentos das características qualitativas da temática solução.

    2-Quais seriam os elementos necessários para forma uma solução sólida de ouro 18 quilates?

    O uso dos mapas de conceituais foram de suma importância para aferir os resultados no que se diz respeito ao grau de conhecimento microscópico do tema solução e de como os alunos partiam desse grau para o nível de explicação teórica mais complexa. Esse método se mostrou uma dos, ou melhor, caminho para avaliar os alunos e para que o professor conhecesse também o grau de abstração destes, já que outra metodologia, como um teste, raramente conseguiria aferir a experiência cotidiana, essa subjetividade, que está, nesse trabalho, com um vetor que leva o aluno a conceituação técnica do que ele está a observar

    Erasmo Moisés dos Santos Silva

    4º período

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  31. 1) Qual prática pedagógica seria mais eficaz no ensino de soluções, levando os alunos à entenderem o conceito não apenas com uma visão macroscópica do assunto, mas também de forma microscópica?

    2) Quais os principais fatores que dificultam a construção de noções mais complexas em relação ao ensino do conceito de solução?
    RESPOSTA: alguns fatores que podem de certa forma, atrapalhar o processo de ensino aprendizagem são: à ausência de uma visão microscópica por parte do professor, os conceitos prévios não articulados pelo aluno, e o emprego de um material didático que valorize aspectos quantitativos.

    3) Esse texto é muito interessante - principalmente para área da licenciatura/química - por mostrar as maiores dificuldades dos alunos em aprender os conteúdos dessa disciplina. Compreender os fatores que dificultam o ensino de forma mais complexa e pensar em soluções para este entrave, é muito importante para ajudar o aluno a evoluir em sua maneira de pensar.
    A parte do texto que mais me chamou a atenção foi o 2º parágrafo da página 38, onde mostra que é necessário que o aluno reorganize suas concepções a respeito do assunto refletindo a respeito de suas próprias idéias, e pensando nos conceitos já existentes vindos de experiências vivenciadas e observadas em seu cotidiano, ampliando seus conhecimentos junto com o professor e seus colegas.


    Jéssyca Barbosa Tenório
    Química - Licenciatura (4º Período)

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  32. 1 – O aluno tem por obrigação ter um conhecimento previu sobre o assunto no qual e tratado? Entre eles soluções homogenias, situações problemáticas na qual o professo propõe, pois já que é aluno de 2º e 3º ano do ensino Médio?


    2 – O professor pode mudar essa realidade em sala de aula?

    R= Sim primeiro ele tem que ver qual é a dificuldade entre os alunos, ver também o que a escola tem pra oferecer em equipamento de laboratória, com isso o professor pode da uma aula de qualidade visando a dificuldade de quada aluno, usando materiais acessível e baratos, fazer experiencias não visando notas, e sim a qualidade do trabalho feito pelo aluno, se foi ele que fez se não é “Ctrl C e Ctrl V”, que o aluno reaumente estar dominando o conteúdo.
    O professor é importante para fazer a diferença em sala de aula, transmitir conhecimento e certezas ao aluno, fazendo com quer este aluno não seja apenes mais um aluno em uma sala de aula, que ele saiba a diferença entre uma mistura homogenia e heterogenia, não por que ele pesquiso é sim porque o professo dele falou em sala de aula e dai ela, foi lá pesquiso mais sobre o assunto e complemento seus conhecimentos. Por isso que o professor é importante nessa luta contra o comodismo dos professores, só passa trabalho achando que o aluno é o responsável por pesquisa sobre o assunto e apresenta na obtenção de mais uma nota no final do ano.



    Esse texto enfatizar um assunto muito importante, a diferença entre encima e transmitir, o papel do professor e alunos, que tem que ter um acordo entre as duas partes. O professor tem que ver de quem é o erro e o aluno tem que ver se e cupa do professor realmente ou dele por não estar fazendo tudo da forma correta, essa pesquisa ajudo a ver uma coisa na qual todos tinha consciência que o ensino e de mau qualidade, mais não devemos pensar que não possamos mudar essa realidade juntos. Aluno ter mais curiosidade sobre os assuntos, procurar saber quem foi o primeiro que estudo determinado assunto, como foi desenvolvido esses temas e debates e como isso vai ajudar em seu futuro promissor. Coisa que hoje e banal mais ajuda muito. Nas formações desses alunos. Explica o que é uma solução homogenia e heterogenia, quando ela ocorre por que ela ocorre coisas assim é que levanta a curiosidade do alumado, depois de tudo isso aplicar trabalhos entre alunos. Dai sim o aluno vai aprender a pesquisar, trabalhar em grupos e o melhor da sua opinião a respeito do assunto no qual for trabalhado em sala de aula com eles, dando assim o retorno de 100% de aproveitamento.


    MARCOS ROGÉRIO DE MELO
    QUÍMICA LICENCIATURA 2009G3693
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
    CAMPUS ARAPIRACA

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  33. O maior problema enfrentado pelo professor de química é sem dúvida conseguir articular as informações que os alunos trazem de suas observações cotidianas e os fenômenos que acontecem no nível representativo estudados em química, pois estes não permitem ao aluno fazer observações físicas para que a partir delas possam compreender tais conceitos. Evoluindo como diz o texto “de um nível menos complexo a um nível de maior complexidade do pensamento.
    Assim desenvolver metodo0logias que facilitem essa conexão entre o nível macroscópico e o microscópio deve ser sempre visto como o principal desafio e meta do professor de química.


    De que maneira são tratados os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito de soluções na presente proposta?
    Como uma base a partir da qual o aluno poderá evoluir seu conhecimento de forma gradual, sem necessariamente abandoná-los, e sim reorganizando suas concepções até níveis mais abstratos de conhecimento.

    PERGUNTA:
    Além de considerar as informações prévias trazidas pelos alunos, como o professor deve pensar seu planejamento de forma a superar a intensa abstração presente não só no estudo das soluções como na química no geral?

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    Respostas
    1. Esqueci de colocar o nome
      IARA BEZERRA 4° PERIODO

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  34. Abordando Soluções em Sala de Aula – uma Experiência de Ensino a partir das Idéias dos Alunos.
    Comentário.
    O presente artigo aborda as principais dificuldades dos alunos 2°e3° do ensino médio sobre o entermento do conceito de solução, que evidencia uma discussão sobre as metodologias a serem aplicadas na sala de aula, para que essa dificuldades sejam superando tanto pelos professores quantos pelos alunos. Na forma de reorganizacão conceitual, que possibilita um processo de construção de conceitos relacionado ás soluções, de modo que seja influenciado pelas experiência vivenciadas no cotidiano.
    O processo deve privilegiar a reorganização das concepção de um nível de abstração menos complexo a níveis mais complexos da cognição do aluno, que deve ser realizado sob a orientação do professor , que faz a ponte entre o conhecimento empírico do aluno para as explicações químicas cientificas dos fenômenos.
    Perguntas
    1° Como o professor deve orgarnizar um mapa conceital, a fim de ajudar a transição entre o conhecimento empirico acumulado pelo aluno, até as explicações químicas cientificas dos fenomenos das soluções?
    2°Descreva o processo de formação de uma solução ?
    Ocorrem interação entre as partículas do soluto que um componente em menor quantidade a se dissolvido pelo soluto, neste processo as forças eletrostáticas interatômicas e intermolulares, que permitem interação entre as de solvente , devem dar lugar a novas interação soluto/solvente que resultam na solução.
    Rafael Lima Simplicio Santos
    Licenciando Química, 4º período - Ufal

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  35. O texto refere-se unicamente a forma como os conteúdos são abordados em sala, cada conteúdo possui suas particularidades e de ser pensado e analisado previamente pelo professor, afinal de contas é ele quem planeja suas aulas mediante um objetivos geais e específicos, sendo assim, o professor além transmitir conhecimento deverá motivar os alunos a pensar em níveis distintos de conhecimento, sempre associando suas concepções ao cotidiano.

    1º De qual maneira o professor poderá contribuir para que o aluno pense de maneira reorganizada?

    R: Utilizando metodologias cotidianas, baseadas em fatos concretos e perceptíveis.

    2º Qual a característica mais importante para uma boa transmissão de conhecimento?

    David Marques Oliveira. 6º Período.

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  36. 1º Quais são as interações que ocorrem a formação das soluções?


    2º Como se caracteriza o processo de dissolução de um composto iônico?
    R: é essencialmente um processo de separação de íons preexistentes do soluto, uma vez que esses íons, fortemente atraídos por suas cargas opostas, ao entrarem em contato com o solvente molecular (H2O), se tornam solvatados ou hidratados pelas moléculas da água.


    3º O texto busca novas maneiras de ensinar os mecanismos das soluções, pois o que se nota é que os conceitos vinculados à noção microscópica do processo não são absorvidos pelos alunos, seja por falta de conceitos prévios que seriam a base para o estudo ou pela dificuldade na contextualização de materiais didáticos que valorize aspectos quantitativos. Já por parte do aluno, para uma melhor compreensão do estudo, seria necessário uma reorganização de seu conhecimento e elevar o nível de complexidade de sua percepção e raciocínio, o que se daria com base na reflexão a respeito de suas idéias e no desenvolvimento dessas reflexões por meio de interações com alunos e professores.

    Jonathan Henrique de Lima

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  37. 1º parte:

    1º questão:
    Situações do dia-a-dia deve ser explorada com o objetivo de oportunizar aos estudantes transitarem de níveis menos complexos a níveis mais complexos de suas estruturas de pensamento?

    2ºquestão:
    Por que ensinar, o conceito de soluções a alunos de ensino médio, vinculado a noção microscópica do processo de dissolução não tem se mostrado uma pratica pedagógica muito efetiva?
    R- Na verdade o que se percebe e a valorização dos aspectos quantitativos em detrimento dos aspectos qualitativos. Dificuldades na construção de noções mais complexa em relação a esse tema poderiam estar ligadas a :a ausência de uma visão microscopia, por parte do professor, e também ao emprego de um material didático que der privilegio somente a aspectos quantitativos.

    2º parte:
    o texto vem para nos mostrar como os alunos veem Química em especial um assunto especifico soluções ,como fazer uma solução o que é uma solução.Vemos que diversos conceitos foram usados pra classificar uma solução mais onde que está o erro para explicação variadas e fora do contexto desse alunos ,será que são os alunos que não tem capacidade suficiente de desenvolver resposta corretas: não é isso que acontece e o que realmente acontece e como foi citado no texto é a preocupação com os aspectos quantitativos e não qualitativos, enquanto perdurar esse sistema dificilmente vai ser mudado essa resposta desenvolvidas pelos alunos.

    Att: Jailson Gilberto dos Santos
    4º período Química licenciatura.

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  38. 1-Porque o entendimento do nível microscópico do tema solução é importante?

    R= Porque quando alguns tópicos como:transformações químicas, eletroquímica e equilibrio químicopossam atingir um nível melhor de compreesão e noções sobre ligaçãoquímica, substâncias,modelo particular da matéria, interações químicas, e também possam ser retomados pelos estudantes em níveis diferentes em suas estruturas conceituais.

    2-O que leva os alunos á terem uma visão completamente superficial sobre soluções químicas?

    3- Evoluir na forma de pensar não implica, nesse estudo,o abandono de velhas concepções, mas a eliminação de certas qualidades da concepção inicial e a incorporação a esta de outas qualidades, o que permite ao aluno discrimina qual o conceito ou representação são adequados para cada situação...

    Comentário- O que me chamou a atenção nesse trexo do texto é que nem todos os alunos possuem conhecimentos prévios sobre o tema abordado, uma vez que nas séries anteriores seu contanto com a química não tenha sido atrativo e muito menos adequado, pois a forma como o conteúdos foram passados não envolveram em momento algum assuntos sobre soluções.


    Deivisson Santos
    6º período

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  39. Pergunta sem resposta:
    Quais são as problemáticas e as soluções descritas no artigo por Miriam Possar do Carmo e Maria Eunice Ribeiro Marcondes?

    Pergunta com resposta:
    Segundo o artigo, conceitos prévios interferem no aprendizado dos alunos. No seu ponto vista esse entendimento é verídico?
    R.: Sim. Torna-se mais difícil ensinar algo a alguém que já acredita saber a respeito. Uma pessoa que traz consigo conceitos prévios, provavelmente demorará mais a aprender do que uma pessoa que não sabe nada. Pois, a pessoa que já não sabe terá “somente” que aprender, enquanto a outra deverá negar suas certeza e passar a aprender novos conhecimentos.

    Comentário: No artigo, o que mais suscitou minha atenção foi o processo evolutivo no aprendizado do aluno, desencadeado pelas técnicas utilizadas na pesquisa. E que pode ser sintetizado no último parágrafo, principalmente quando chega-se ao entendimento de que o aluno deve romper a barreira do concreto e evoluir em sua maneira de pensar e explicar os fenômenos.

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  40. 1-Quando misturamos água e sal e balançamos é formado algumas bolhas,
    depois balançamos novamente e as bolhas somem. Porque isso acontece?

    2-O que leva a desmotivação do professor?

    R-A desvalorização do profissional docente,tanto dos governantes quanto da sociedade,
    a falta de interesse dos alunos,a falta de compromiso dos pais para dar continuidade
    nas atividades escolares, tudo isso reflete no processo de ensino-aprendizagem.

    Sobre o texto.

    Quando um professor aplica métodos práticos , os alunos tendem a melhorar
    o rendimento e a desenvolver o racíocinio lógico com mais facilidade, deferentemente das aulas
    teóricas, por isso a importancia de métodos novos, como ministrar uma aula, fazendo do conteúdo
    música, atraves de jogos entre outros métodos, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem.

    Maria Aparecida Silva Leite, 6º período de Química

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  41. 1º) Qual a diferença entre solução saturada e insaturada?
    R: saturada é quando o soluto dissolve toda a quantidade de soluto e se adicionarmos mais soluto não será mais dissolvido, quanto a insaturada, é caracterizada por dissolver o soluto completamente.
    2º) como explicar dissociação de íons para alunos do ensino médio de forma menos complexa?
    Comentário:
    No segmento desenvolvimento e aprendizagem do aluno, é importante q o professor se utilize do conhecimento relacionado a química que os alunos já tem , para fazer uma correlação com o assunto trabalhado em sala de aula, pois isso facilitará a interação entre aluno professor eo assunto, possibilitando assim a construção do conhecimento.
    Maria Elizabete B. Lima.

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