segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boas vindas

Caríssimos e caríssimas alunos e alunos, este blog é um espaço para discussões, dúvidas, troca de ideias e reflexões sobre a química de um modo geral e, em especial sobre a disciplina de química geral experimental. Espero que tenhamos bom profícuas experiências.

8 comentários:

  1. Erismarck Anias da Silva
    Química Licenciatura - 4º período

    Etapa 1- Pergunta com resposta

    No século XIX, na Grã - Bretanha, foi abolido o imposto sobre o sal, depos de muitos anos de impostos altíssimos. Explique o porque de haver impostos altissimos sobre o sal na Grã - Bretanha, e quais foram as causas que os levaram a abolição?

    R.: O sal (NaCl) é uma necessidade vital para os seres humanos, por ser um composto iônico, e por seus desempenharem papeis importantes no organismo. Mas da antiguidade até o século XIX, ele era também meio para o controle politico e consequentementen o mopólio. Dessa forma não é dificil imaginar que governantes aplicassem impostos sobre o produto para obter controle social e riqueza.
    Porém, com a revolução industrial na Grã-bretanha, percebue-se que o sal era matéria prima para vários produtos de grande demanda (com sabão, soda caústica, agua sanitária), logo revoltas foram acntecendo para abolir o imposto sobre o sal, pois ele agora tinha imensa importância para o setor industrial da Grã - Bretanha.

    Etapa 2- Pergunta sem resposta
    > Antes de Arrhenius, como era explicado a estrutura e as propriedades do sal?

    Etapa 3- Comentário de uma paret do texto

    O comentário a seguir faz referência ao segundo paragráfo da página 266 e ao último paragráfo da página 277.

    Ambos os paragrafos mostram a importância das ciências experimentais para o desdenvolvimento humano. E atentam para um fator importante delas, a capacidade de construção de materiais novos para fins benéficos, como medicamentos, utensilios domésticos e agricolas enfim, para o beneficio social. Tanto, é que o autor demonstra no último paragrafo da pagina 277, que foi graças a revolução química na época da revolção industrial que possibilitou, através do enrequecimento no uso do sal como matéria prima, a abolição de impostos absurdos sobre esse produto. Ressaltanto a química,que trata especificamente dessas transformaçãoes da matéria, é que podemos ver a grandeza e an necessidade de aprendermos química, e dominar-mos esse conhecimento revolucináro.

    ResponderExcluir
  2. PROF.NÃO ENCONTREI UM LINK ESPECÍFICO PARA POSTAR O TEMA DO TRABALHO DE P.I 5, ENTÃO ESTOU POSTANDO NESSA PÁGINA DE BOAS VINDAS .
    ARTIGO: TABELA PERIODICA UM SUPER TRUNFO PARA ALUNOS DO ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO.

    ResponderExcluir
  3. 1)Porque o sal tem esse caráter duplo de ser considerado nocivo ou benéfico?
    2)Porque o sal era tão caro e tornou-se barato?
    R: Porque era uma das principais formas de conservar os alimentos, principalmente os peixes, e poucos produziam ou vendiam o sal,era pouco acessível, mas logo depois, outros começaram a produzi-lo e o acesso aumentou, tornando-o mais comum e por consequência mais barato.
    3) o texto lido é bastante interessante, pois fala do sal em relação a diversos aspectos, principalmente históricos e econômicos e fala também sobre a necessidade do sal e sua estrutura.

    Maria Ferreira 4º período de química

    ResponderExcluir
  4. Professor como é produzida a hulha (carvão-de-pedra)?

    Maria Ferreira 4°período de química

    ResponderExcluir
  5. 1: Por quanto tempo o organismo pode ficar sem NaCl sem projudicar sem desempenho, ou até mesmo provocar a morte de um indivíduo?

    1.1: Por que o Cloreto de Sódio é essencial para o organismo?

    2: É com a retenção dos líquidos que os alimentos se preserva?

    RESPOSTA:
    Sim. É a solubilidade do NaCl que faz do sal ao atrair moléculas de água um ótimo conservante. Podemos tomar como exemplo a carne vermelha e o peixe, o sal remove a água dos tecidos dos mesmos e quando em condições de níveis de água muito reduzido e elevado a quantidade de sal nos alimentos, as bactérias que causam a deterioração não conseguem sobreviver, sendo assim a alimentos sem essas bactérias se preservará.

    3: No parágrafo 2º página 271 pude perceber que a ausência do Cloreto de Sódio e mais algumas substâncias químicas na dieta dos soldados infuenciaram de certo modo na derrota de milhares de soldados de Napoleão durante a retirada de Moscou em 1812, ou seja jamais passou pela minha cabeça que poderia o sal ser um composto tão prejudicial ao organismo -sua ausência- fosse responsável por curas de ferimentos.

    ResponderExcluir