sábado, 3 de novembro de 2012

Texto "Teorias ácido-base do século XX"

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/historia.pdf

32 comentários:

  1. O texto nos apresenta a forma como as teorias sobre ácidos e bases foram sendo construídas ao longo do século XX. Nesse caso, a forma de construção se deu quase que linearmente, onde a teoria sucessora trazia algo novo para ser incorporado na antecessora, por exemplo, a teoria de Arrhenius nos diz que em meio aquoso, ácidos são aquelas entidades que liberam H+ e bases liberam OH-, percebendo a limitação dessa teoria que só funciona para entidades em meio aquoso, G. Lewis (EUA), T. Lowry (Inglaterra) e J. Brønsted (Dinamarca) desenvolveram uma teoria em que ácida é a espécie doadora de prótons e a base é a receptora de prótons, sendo esse apenas um exemplo dos vários que são citados no artigo.

    1 – O que são adutos? Como são formados? Qual sua importância na química?

    2 – Segundo o artigo, o que chama a atenção nas teorias sobre ácidos e bases que são abordadas?
    As teorias sobre ácidos e bases foram surgindo como uma generalização da precedente, não se contrapondo frontalmente, o que é interessante. Cada uma abarca um universo próprio de reações químicas que vai se ampliando, procurando abranger cada vez mais os fenômenos conhecidos, e cada teoria antiga vai se tornando um caso particular da nova.

    João Paulo Tenório - 4º período

    ResponderExcluir
  2. 1-Como se explica a definição, segundo a Teoria dos Sistemas Solventes, de a neutralização ser a formação do solvente?

    2- Quais as principais contribuições da Teoria de Arrhenius?
    Resp.: A teoria de Arrhenius estabeleceu as bases científicas da química analítica, através do desenvolvimento de várias linhas de pesquisa. Além da aplicação da lei de ação das massas a equilíbrio iônico e a obtenção da lei de diluição de Ostwald; equação de Nernst; efeito tampão; o conceito de PH; primeiro estudo quantitativo de um indicador, etc.


    "Ele permite também mostrar como uma teoria deixa de ser ‘boa’,dando então espaço a outra..."
    O texto cita, em algumas passagens, o adjetivo "boa" para descrever a utilização de uma teoria. Pode-se notar que as teorias ácido-base abrangem as teorias precedentes e que não, necessariamente, a teoria antiga deixou de ser "boa". Um exemplo disso é a teoria de Arrhenius que apesar de ser restrita ao meio aquoso, outras teorias puderam estende-la. De certa forma, uma complementa a outra.


    Amanda Patrícia. 4º Período

    ResponderExcluir
  3. "Uma ‘boa’ teoria, além de explicar os fatos de seu domínio, tem também que gerar pesquisas, propor problemas e fazer previsões que, ao serem confirmadas, além de darem um embasamento mais forte à teoria, geram também novas pesquisas e assim pordiante.[...] Todas as teorias mencionadas foram ‘boas’ no sentido de explicar. Todas
    geraram novas linhas de pesquisa, cada uma em seu tempo [...]"

    Percebe-se, assim, a importância de uma teoria, como propulsora para o surgimento de teorias posteorioes. Foi assim com Arrenius,Franklin, Lux entre outros.


    Perguntas:

    Como um ácido pode atuar como catalisador? Como podemos explicar esse mecanismo?


    O que diz a teoria de Lewis?

    Resposta: Considera que ácido é toda espécie química capaz de receber um par eletrônico e que base é aquela capaz de doar um par eletrônico.

    Erismarck Ananias da Silva
    Química Licenciatura - 4° período

    ResponderExcluir
  4. Nesse texto relata-se, com uma visão histórica, a evolução das teorias ácido-base de uma forma cronológica.Cada teoria foi relatada mostrando toda sua importância e também onde tinham falhas, fato que permitiu a reinterpretação de outros pesquisadores e a criação de outras teorias, porém cada uma explorando a interpretação proposta por seu criador, resultando com isso o progresso na química.
    Com isso o texto utilizou uma forma apropriada e clara de expor uma parte importante da história da química, não deixando de contar até as teorias que não geraram pesquisas posteriores, mas que tiveram sua parcela de contribuição para a química.


    Questionamentos:
    1- Qual foi o fato que fez com que a teoria de Lewis decola-se e a tornou uma teoria unificadora?
    R: Em 1938 Lewis propôs critérios fenomenológicos, resumindo o comportamento dos ácidos e bases. São eles: • A reação entre um ácido e uma base (neutralização) é rápida.
    • Um ácido (ou uma base) pode deslocar de seus compostos um ácido (ou uma base) mais fraco (a).
    • Ácidos e bases podem ser titulados um com o outro por meio de indicadores.
    • Ácidos e bases são capazes de atuar como catalisadores


    2- O que faltou nas Teorias de Usanovich e ionotrópica, que não as permitiu gerar novas linhas de pesquisa?



    Aluna: Michele Daiana da S. Martins
    4° período- Química Licenciatura






    ResponderExcluir
  5. 1- Como se deu o processo de retomada em 1938 por Lewis ao tema ácido-base? O que são considerados reagentes eletrofílicos e nucleofílicos?

    2- Segundo Aécio P. Chagas uma “boa” teoria é aquela que além de explicar os fatos de seu domínio, também geram pesquisas, propõem problemas e fazem previsões. Dessa maneira, o que podemos falar a respeito da Teoria ácido-base de Usanovich e a Ionotrópica?
    Resp: Tanto a teoria de Usanovich, quanto a teoria Ionotrópica foram “boas”, no que diz a respeito à explicação de ácido-base, no entanto, elas não geraram praticamente nenhuma linha de pesquisa (problemas, previsões etc...), ao contrário da teoria protônica e eletrônica que foram as mais utilizadas.

    Comentário:

    O texto além de mostrar como é construído o conhecimento científico, como as teorias ácido-base evoluíram e estão relacionadas entre si, nos permite observar que a evolução de uma teoria pode seguir o caminho linear ou não, o que de fato aconteceu com a teoria ácido-base, pois essa tomou um caminho quase linear. Aspectos sociais, históricos, tecnológicos, entre outros estão incrustados nesse processo evolutivo ressaltando que, cada teoria abordada no texto amplia e abrange os fenômenos conhecidos, Por exemplo, a teoria protônica, proposta por Lewis, Lowry e Bronsted não apenas considera o meio aquoso como determinante de um ácido ou base, ao contrário da teoria de Arrhenius em que é preciso que a substância esteja neste meio para assim poder caracterizá-la como ácido ou base.

    Edjames Alves Santos
    4° Período- Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  6. 1º O que leva uma teoria a gerar “novas linha de pesquisa (problemas, previsões etc.”), como no caso de Lewis, e outras não, como a teoria ionotrópica?

    2º Como se define a teoria ácido-base de Bronsted-Lowry?
    Ácido é toda espécie química capaz de doar prótons. Próton é o nome que se dá as espécies H+ e H3O+, e base é toda espécie química capaz de receber prótons.

    O conhecimento cientifico é caracterizado por um desenvolvimento constante, o qual dar-se de forma continua ou não, a teorias ácido-base pode ser tomada como sendo construída linearmente, teoria de Arrhenius foi a primeira a ser estudada aceita, que surgindo como parte da Teoria da Dissociação Eletrolítica e abrangindo um grande número de fatos conhecidos, a mesma possibilitou o surgimento de diversas linhas de pesquisa. No entento, medida que estes novos resultados foram se acumulando, as teorias precedentes foram se revelando incapazes de ilustrar o comportamento de várias substâncias, abrindo portas para surgimentos de novas teorias: a Teoria dos Sistemas Solventes, a Teoria Protônica ( Bronsted-Lowry) e a Teoria Eletrônica de Lewis,
    Cristóvão F. dos Santos
    Química L. 4º período.

    ResponderExcluir
  7. 1ª) Qual foi a causa para que naquele primeiro momento os diversos nomes dado a teoria eletrônica ficassem restritos ?


    2ª)Como podemos definir cada formalismo químico de uma neutralização ?

    Na teoria de Arrhenius e na dos sistemas de solventes, a neutralização é uma reação de síntese ou adição; na teoria protônica, na de lux e na ionotrópica, a neutralização é uma reação de dupla troca ou de transferência de alguma espécie química; na teoria eletrônica, a neutralização inicialmente pode ser vista como uma síntese.

    Comentário:
    O texto relata todos os processos de conhecimentos científicos e sociais para termos uma definição de ácido-base e também toda sua evolução desde o surgimento da teoria trazendo um grande número de fenômenos que provocaram o desenvolvimento de várias linhas de pesquisa.

    Luís Eduardo Pereira Brás
    4º período - Química

    ResponderExcluir
  8. “Pode-se notar que as teorias ácidobase
    foram surgindo como uma generalização
    da precedente, não se contrapondo
    frontalmente, o que é interessante.”
    I-A partir deste trecho pode-se inferir que no processo evolutivo da maioria das teorias ácidos-base, nota-se um processo científico construtivo, linear onde os conhecimentos anteriormente acumulados servem de base para a construção da teoria posterior, a qual, como se observa no trecho, é mais complexa
    II- Como se dá o efeito Tampão?
    III- Sintetize a teoria dos sistemas de solvente
    A teoria dos sistemas de solvente considera que todos solvente é capaz de auto-ionizar gerando um cátion (ácido) e uma ânion (base). Assim, ácido é toda aquela espécie capaz de aumentar a quantidade de cátion característico, e base aquela capaz de aumentar a quantidade de ânion característico

    Erasmo Moisés dos Santos Silva-4º período

    ResponderExcluir
  9. Comentário:
    O texto trás uma reflexão a respeito da história da química com enfoque nas teorias referentes a ácido-base do século XX. Apresenta-nos novas teorias expandindo nossos horizontes a respeito de titulação ácido-base. Caracterizando as teorias de Arrhenius, sistema de solventes, Lux, protônica, eletrônica, ionotrópica e Usanovich mostram que no período de suas elaborações todas possuíam grande importância mesmo que algumas possuíssem limitações, nos deixa claro também que as teorias aqui destacadas não se confrontaram diretamente por tratarem de formas diferentes dos assuntos referidos.

    Questionário:
    1. Qual foi a interpretação de Werner para o processo de neutralização?
    R: Werner reinterpretou o processo de neutralização não como uma simples reação de adição, mas como uma reação de transferência, levando à formação de espécies coordenadas.

    2. Neste contexto o que se define por reagentes eletrofílicos e nucleofílicos?

    Aline Costa de Souza
    4° período de química

    ResponderExcluir
  10. 1- Dentre todas as teorias discutidas sobre ácido-base, porque a teoria de Bronsted era a mais aceita?

    2- Quais foram os critérios proposto por Lewis para relacionar ácida-base
    Que uma reação entre ácido e base(neutralização) é rápido, que um ácido( ou uma base) pode se deslocar de seus compostos um ácido( ou uma base) mais fraca, e que um ácido podem ser titulados um com o outro por meio de indicadores e que os mesmos são capazes de atuar como catalisador.

    Comentário:
    O texto relata o desenvolvimento das teorias ácida-base no século XX, mostrando também independentemente se a teoria é bem aceita ou não, que uma é consequência da outra e que estão relacionadas entre si. Dentre várias teorias mencionadas, as mais importantes foram a teoria de Arrhenius, Bronsted e Lewis, onde a teoria de Arrhenius dizia que um ácido é uma substância que em meio aquoso libera o íon possitivo(H+) e a base libera o íon negativo(OH-), na de Bronsted um ácido era uma substancia que podia doar H+ e a base era o receptor, e na de Lewis o ácido era a substância capaz de receber par de elétrons e a base capaz de doar par de elétrons.


    Amanda Mara Sandes de Oliveira
    4° período de química

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- Dentre todas as teorias discutidas sobre ácido-base, porque a teoria de Bronsted era a mais aceita?

      2- Quais foram os critérios proposto por Lewis em 1938 na observação de comportamento ácida-base?
      Que uma reação entre ácido e base(neutralização) é rápido, que um ácido( ou uma base) pode se deslocar de seus compostos um ácido( ou uma base) mais fraca, e que um ácido podem ser titulados um com o outro por meio de indicadores e que os mesmos são capazes de atuar como catalisador.

      Comentário:
      O texto relata o desenvolvimento das teorias ácida-base no século XX, mostrando também independentemente se a teoria é bem aceita ou não, que uma é consequência da outra e que estão relacionadas entre si. Dentre várias teorias mencionadas, as mais importantes foram a teoria de Arrhenius, Bronsted e Lewis, onde a teoria de Arrhenius dizia que um ácido é uma substância que em meio aquoso libera o íon possitivo(H+) e a base libera o íon negativo(OH-), na de Bronsted um ácido era uma substancia que podia doar H+ e a base era o receptor, e na de Lewis o ácido era a substância capaz de receber par de elétrons e a base capaz de doar par de elétrons.


      Amanda Mara Sandes de Oliveira
      4° período de química

      Excluir
  11. Na leitura do artigo consegue-se compreender que o mesmo faz um reflexo sobre algumas teorias do estudo de ácidos e bases, citando assim que desde a antiguidade que é estudado o conceito acido-base.
    Desta forma ele cita diversas teorias. A Teoria Eletrônica G.N. Lewis propôs uma teoria ácido-base no qual para ele um determinado ácido é toda espécie química capaz de RECEBER um par eletrônico e que base é aquela capaz de DOAR um par eletrônico.

    Pergunta SEM resposta:
    O que são reagentes eletrofílicos e nucleofílicos de Ingold? Como exemplificar eletrofílicos e nucleofílicos?

    Pergunta COM resposta:
    Qual a importancia da Teoria de Arrhenius?
    Resp.:, Esta Teoria foi fundamental devido a grande colabiração com um grande número de fenômenos já conhecidos,e a apartir disto provocou o desenvolvimento de várias linhas de pesquisa, inclusive contribuindo para estabelecer as bases científicas do estudo da química analítica.

    Maria Leandra Madeiro de Souza
    4º Periodo- Quimica

    ResponderExcluir
  12. O texto nos permite ter uma visão abrangente sobre o comportamento e das teorias ácidos e bases quem vem evoluindo desde o século XX, também é perceptível nesse texto o processo evolutivo de algumas das teorias de ácidos e bases que se dá em meio linear, ou seja, qualidade e o método científico é eficaz e válido e também por um meio acumulativo, no qual os conhecimentos já obtidos nas teorias anteriores servem como base para a formulação de novas teorias.

    1. O que são reagentes eletrofílicos e nucleófilicos?

    Deebyean Carla Teixeira A. dos Santos
    4° período

    ResponderExcluir
  13. No artigo fica claro o quanto as teorias ácido-base são semelhantes. E que ocorreu um desenvolvimento contínuo das teorias, onde as reações já estudadas, se integravam nas próximas. Partindo todas de um mesmo principio semelhante, porém algumas promoviam estudos e evoluíram no ponto de vista científico sendo abordadas em diferentes contextos.

    1-Podemos consideram que as teorias ácido-base abordados pelo autor, que são as principais do século XX, partem de um mesmo princípio que é a reação entre íons?

    2-Quais são os pontos características que uma teoria deve possuir, para se tornar uma “boa teoria”, segundo o autor?

    Provocar o desenvolvimento de outras linhas de pesquisa, inclusive contribuindo para estabelecer as bases científicas da química, capaz de gerar pesquisas, propor problemas e fazer previsões que, ao serem confirmadas, além de darem um embasamento mais forte à teoria. Ser prática, simples e funcional, para que possa ser facilmente utilizada pelos pesquisadores e também ensinada.

    Crislania dos Santos 4º período

    ResponderExcluir
  14. COMENTÁRIO:
    O texto abrange de maneira clara a evolução das teorias ácido-base, mostrando como uma precedente é importante para a teoria posterior, e como estas se relacionam. Segundo Aécio Pereira Chagas todas as teorias foram consideradas boas, exceto a de Usanovich e a ionotrópica, pois todas geraram novas linhas de pesquisa, cada uma em seu tempo, foram práticas, simples e funcionais. É notório ainda no texto que a história da química não é linear e podemos perceber isso no seguinte trecho: “...as teorias ácido-base foram surgindo como uma generalização da precedente, não se contrapondo frontalmente, o que é interessante. Cada uma abarca um universo próprio de reações químicas que vai se ampliando, procurando abranger cada vez mais os fenômenos conhecidos, e cada teoria antiga vai se tornando um caso particular da nova”.

    1) Após a interpretação molecular e observações fenomenológicas ao comportamento ácido-base, Lewis, em 1938 especificou alguns critérios o qual alavancou sua teoria. Quais são eles?

    RESPOSTA:

    1- A reação entre um ácido e uma base (neutralização) é rápida. 2- Um ácido (ou uma base) pode deslocar de seus compostos um ácido (ou uma base) mais fraco (a).
    3- Ácidos e bases podem ser titulados um com o outro por meio de indicadores.
    4- Ácidos e bases são capazes de atuar como catalisadores.


    2)Boyle, no século XVII estudou os indicadores, inclusive o corante vermelho do pau-brasil. De acordo com Boyle, quais critérios uma solução precisa ter para ser considerada indicadora de ácido-base?


    ResponderExcluir
  15. 1º) A teoria protônica estuda os prótons-afinidades em fase gasosa que foram proposta por Shherman em 1932, mas o que seria esse próton-afinidade?

    2º) Qual o critério utilizado por Lewis para o comportamento acido-base unidas observações fenomenológicas com as interações moleculares?
    R= A relação entre um acido e uma base neutralizada e rápida, um acido ou uma base pode se deslocar para um composto acido ou base mais fraco(a) e os ácidos e bases podem ser titulados com um outro por meio de um indicadores e os ácidos e bases são capazes de atuar como catalisadores.

    3º) comentaria da Pág. 30 relações entre as teorias
    “... Cada uma abarca um universo próprio de reações químicas que vai se ampliando, procurando abranger cada vez mais os fenômenos conhecidos, e cada teoria antiga vai se tornado um caso particular da nova.”
    Neste fragmento para mim abrange que cada teoria abarcar o seu próprio lugar e que cada vez mais vai ampliando-se os fenômenos que já eram conhecidos através da teorias antigas e essas por sua vês vã se tornado um caso particular.
    Lyvia Santos 4 período de química

    ResponderExcluir
  16. 1)Pergunta sem resposta:
    Qual das teorias ácido-base pode ser considerada a mais completa?

    2)Pergunta com resposta:
    Segundo a teoria de Arrhenius o que são ácidos e bases?
    R: Ácido é toda substância que em água produs íons H+ e base é aquela que produz OH-

    3)Comentário:
    O texto fala sobre teorias ácido-base propostas durante o século XX e na forma como elas se relacionam, mostrando um pouco de sua evolução, pois cada teoria surge a partir de uma outra abrangendo um universo próprio que depois acaba se tornando um caso particular da nova, ou seja, não podemos abandonar nenhuma teoria porque elas acabam dependendo uma da outra para abranger cada vez mais fenômenos conhecidos.

    Maria Ferreira Bezerra 4º período de Química

    ResponderExcluir
  17. 1- O que dizia a teoria dos sistemas solventes?
    Essa teoria considera que todo solvente sofre uma auto-inonização gerando um cátion(ácido) e uma base (ânion).
    Solvente = cátion + ânion.

    2-Como Boyle, no século XVII chegou a conclusão , ou melhor teve a idéia de "indicadores"?

    COMENTÁRIO:

    O texto refere-se a todo o processo percorrido até se chegar nos dias de hoje. Toda a evolução da ciência e das teorias se deu de forma linear. Uma teoria pode consecutivamente deixar de ser "boa" e dá lugar a uma outra , é todo um ciclo , todo um processo.


    Vanderléia dos Santos Silva - 4° período
    Química Licenciatura

    ResponderExcluir
  18. 1º Qual a importância da teoria de Arrhenius ?
    Sua teoria foi importante, pois, a partir dela pode-se explicar muitos fenômenos já conhecidos, a mesma ainda proporcionou diversas linhas de pesquisas além de servir como base da química analítica.

    2º Qual o intuito na construção de cada nova teoria ácido-base?

    Este artigo mostra a diferença entre as teorias de ácido-base do século XX procurando abranger conceitos e fenômenos conhecidos, demonstrando como elas evoluem e estão correlacionadas, onde a teoria velha torna-se particularmente nova.

    Valquíria dos Santos Silva
    4º período; Química L.

    ResponderExcluir
  19. 1º) Porque a teoria de Arrhenius não foi bem aceita por Werner?
    R= Werner criticava a teoria de Arrhenius por ser limitada apenas ao estado aquoso, quando o ácido libera H+ e quando base libera OH-, Werner interpretou o processo de neutralização não como uma simples reação de adição, mas como uma reação de transferência, levando à formação de especies coordenadas.

    2º) Qual a importância da teoria de Arrhenius para a química em especial à analítica?

    Comentário: O presente artigo, vem nos mostrar a importância dos ácidos-base no nosso dia à dia, e como suas teorias que tem como pilar a teoria formulada por Arrhenius sofrendo um processo contínuo, passando por vários outros estudiosos se processaram ao longo do tempo para maior interpretação e melhor utilização de algo tão importante, os ácidos-base.
    Jailson Gilberto, 4º período de química

    ResponderExcluir
  20. Bom o texto relata o que aconteceu na historia da ciência até hoje na ciência moderna. Mostra a evolução das teorias e ciência em uma forma linear. Com isso uma teoria pode ser considerada uma teoria boa mais ao mesmo tempo e dar lugar a outra nova teoria. Podemos dizer que tudo isso é um ciclo um processo de conhecimento.
    1 – O que é a teoria dos sistemas solventes?
    R= É uma teoria na qual podemos afirma que solvente sofre uma auto ionização e com isso gerando um cátion (ácido) e uma base (ânion)
    2- Qual teoria ácido e base podem utilizar como mais completa ou correta?
    MARCOS ROGÉRIO DE MELO
    6ºPERÍODO DE QUÍMICA

    ResponderExcluir
  21. Comentário
    As teorias foram surgindo, cada uma procurando um universo próprio para ser abordado ou seja, procurando explicar determinadas reações e fenômenos e o interessante de se observar é que elas não se confrontaram ,dentre todas as teorias podemos citar três, que são as mais ultilizadas como a teoria de Arrhenius, teoria do sistema solventes e a teoria protônica.

    Perguntas

    1- Qual outra teoria além da teoria de Arrhenius pode explicar o conceito de PH?
    RP: A teoria dos sistemas solventes também pode explicar o conceito de PH, pois, a partir do momento em que em uma solução voçê adiciona ácido, certamente estará aumentando a concentração de íons H+, tornando assim o ph menor e o carater do meio mais ácido, assim como, quando se adiciona base a uma solução aumenta a concentração de íons OH- diminuindo o Poh e consequentemente tornando o Ph maior tornando o caráter do meio mais básico podendo observar que não só a teoria de Arrhenius como a de sistemas solventes pode explicar o conceito de Ph.

    2-Como foi os estudos de Boyle direcionado ao corante vermelho do pau Brasil como indicador Ácido-Base?


    Alinne Diana P. Wanderley
    6º periodo - Química

    ResponderExcluir
  22. Segundo o texto, cada teoria surge para melhor explicar determinado fato ou acontecimentos relacionado a sua época, demonstrando que ciência possui caráter progressivo, para que cada uma delas exista é necessário um problema o qual para ser solucionado dependerá de um processo prático, simples e funcional, onde estas teorias não devem se contrapor uma com as outras.
    1º Quando será o fator mais importante para que uma teoria possa ser aceita pela comunidade cientifica da época?
    R: Certamente o mais importante é que tal teoria possa explicar e mostrar de maneira racional todos os conceitos e objeções por ela propostos.
    2º O fato de uma teoria ser funcional implicaria em considera-la útil para explicar de maneira confiável?

    David Marques Oliveira
    6º período - Química

    ResponderExcluir
  23. Comentário:
    O texto apresenta o progresso das teorias cada uma com suas devidas importância pra época em que foram apresentadas que trás influencias ate os dias atuais, devido o fato de ser denominadas Teorias por conter “falhas” gera novos caminhos para diferentes tipos de estudos partindo cada pesquisador do seu ponto de vista, de acordo com a teoria ele e classificada com “boa “, mas descobrindo falhas tal teoria e considera com falseada, Isso e o que nos leva a entender que a ciência está em constante desenvolvimento e de várias formas, ou seja, um progresso descontinuo.
    Perguntas:
    1º- Diferencia a Teoria Acido e Base de Arrhenius da Teoria de Lewis.
    2º- Descreva como ocorre o processo de Neutralização
    R= A reação de neutralização surge da mistura de um Ácido e uma Base e origina como produto sal e água Essa reação também pode ser chamada de reação de salificação, pois forma um sal. A neutralização faz com que os íons H+ e OH– presentes em solução se transformem em água e, dessa forma, apenas os outros íons provenientes do ácido e da base permaneçam em solução. Quando a quantidade de íons H+ fornecidos pelo ácido for igual à de íons OH– fornecidos pela base, acontecerá neutralização total. A neutralização parcial ocorre quando há um excesso de H+ ou de OH–

    Danilo Ferreira da Silva
    6º período de Química.

    ResponderExcluir
  24. Comentário:

    O texto fala sobre várias teorias ácido-base ao longo da história e a contribuição de cada uma delas para a construção do conhecimento cientifico. A teoria de Arrhenius foi a primeira a se englobar no meio cientifico, permitindo os estudos de varias outras linhas de pesquisa e tendo como principal beneficiado a Química Analítica.

    Perguntas:
    1.Que importância teve a teoria de Arrhenius durante sua época?
    R: A teoria de Arrnius teve grande importância em sua época, porque deu conta de um grande número de fenômenos já conhecidos naquela época, proporcionou o desenvolvimento de várias linhas de pesquisa, que ajudaram à estabelecer as bases científicas da química analítica.
    2.O que seria uma “Boa teoria” com base no texto?

    Anderson dos Santos
    6º período de Química

    ResponderExcluir
  25. Teorias ácido base do Século XX.

    1) O químico soviético M. Usanovich, em 1939, apresentou uma teoria que pretendia, generalizar todas as teorias já apresentadas, porém, quais os motivos que contribuíram para que a teoria de Usanovich não tenha gerado nenhuma linha de pesquisa?

    2) A teoria eletrônica ou teoria de Lewis é muito usada na química inorgânica. Quais os critérios fenomenológicos estabelecidos por Lewis em 1938 com relação a teoria ácido base?
    R. A reação entre um ácido e uma base, ou seja, a neutralização é rápida; um ácido ou uma base pode deslocar de seus compostos, ácidos ou bases mais fracas(os); ácidos e bases posem ser titulados um com o outro por meio de indicadores; ácidos e bases são capazes de atuar como catalizadores (substâncias que aceleram a reação).

    3) O texto aborda processo de construção das teorias ácido-base. Esse processo se dá de maneira linear sempre com a tentativa de generalização da precedente. As teorias protônica (bronsted Lowry) e eletrônica ( Lewis), do meu ponto de vista são as mais interessantes e de fácil compreensão, porém, há uma inversão com relação as propriedades de ácido e de base. Na teoria protônica, o ácido é um doador de prótons e na teoria eletrônica ácido é um receptor de pares de elétrons. É também o que acontece com as bases a inversão das propriedades (receptor e doador) com relação as duas teorias.

    ResponderExcluir
  26. Comentário:

    Teorias Ácido- Base Do Século XX, texto que descreve sinteticamente algumas das teorias mais conhecidas sobre ácidos e bases, vem destacar as teorias que se sobressaíram ao longo da história da ciência, descrevendo o que as caracteriza, o responsável por sua formulação e as semelhanças e distinções que elas apresentam.

    Questionamento 1.
    Disserte a respeito de três teorias que considere as mais influentes na construção do conhecimento científico atual sobre ácido-base.

    Questionamento 2.
    Segundo o artigo "Teorias ácido-base do século XX", da revista química nova na escola, quais são as similaridades apresentadas entre as teorias descritas?

    R.: O artigo fala sobre a linearidade dessas teorias, onde se pode observar que nenhuma surgiu negando totalmente sua antecessora, pelo contrário, as novas teorias surgiram como generalização da precedente. Além da linearidade citada, fala-se sobre a formalidade presente nas definições das reações de neutralização.

    Vanessa Salgueiro de Oliveira, aluna do 4º período de química, UFAL.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Comentario:

    O texto retrata o desenvolvimento das teorias de ácidos e bases ao longo do seculo XX, mostrando como as teorias são significativas e agindo de complemento para a evolução de outras teorias, para isso constatamos que ao longo do tempo foi-se necessário um processo de aceitação como nota-se na teoria apresentada por Lewis em que foi preciso comprovar em experimentos para que esta fosse totalmente aceita.

    Pergunta com resposta:

    Quais os critérios que Lewis utilizou para explicar macroscopicamente sua teoria ?

    Resposta:

    I) A reação entre um acido e uma base é rápida (neutralização)
    II)Um acido ou uma base pode deslocar seus compostos em um acido ou uma base mais fraca.
    III)Ácidos e bases pode ser titulado por indicadores.
    IV) Ácidos e bases são capazes de atuar como catalizadores.

    pergunta sem resposta
    O que são reagentes eletrofílicos e nucleofílicos de Ingold?

    GRACIELE LIMA SOBRINHO
    QUÍMICA 4° PERIODO

    ResponderExcluir
  29. 1º)Porque a teoria de Arrhenius não podia ser explicada em sólidos?

    2º)Qual a diferença entre a teoria de Arrhenius e a teoria platônica na neutralização das substancias?

    R= Teoria de arrhenius explica que ácidos é toda a substancias que produz íon. a neutralização seria a reação entre duas espécie iônica,produzindo água. na teoria protônica ácidos é um doador de prótons , o núcleo do hidrogênio,e a base um receptor de prótons. A reação de neutralização seria uma transferência de prótons entre entre o ácido e a base.

    Comentário
    A química como ciência é um processo continuo, o texto Ácido-base do século XX explica que teoria teorias ''boas'' deixam de ser ''boas'', quando outra teoria se torna melhor. por isso as teorias devem ser executada com rigor cientifico ,explicar os fatos, gerar problemas,deve ser testada, o pesquisador deve levantar hipótese sobre sua teoria, pois isso ajuda a fortalecer sua pesquisa.

    Laiany Wanessa da Silva Santos
    4ºperíodo-UFAL Arapiraca

    ResponderExcluir
  30. 1- Minha pergunta é sobre o tópico "As críticas de Werner". Não ficou claro pra mim quando o texto relata sobre Werner ter reinterpretado o processo de neutralização não como uma simples reação de adição, mas como uma reação de transferência. Como ocorre esse processo? Fiquei com dúvidas a respeito.

    2- Porque a Teoria de Arrhenius foi de tamanha importância na química?
    RESPOSTA: Essa teoria deu conta de explicar vários fenômenos já conhecidos, além de contribuir para o desenvolvimento de várias linhas de pesquisa e contribuir também para estabelecer as bases da química analítica.
    Em um trecho do texto diz: "[...]a Teoria de Arrhenius é o início da química no século XX.

    3- O texto inteiro é muito interessante pois mostra a importância de todo o contexto histórico envolvido no desenvolvimento da química (nesse caso, tendo em vista as Teorias ácido-base), sem desconsiderar nenhuma teoria que anteceda a uma outra, entendendo a importância de cada uma delas para o crescimento do conhecimento científico. A evolução dessas teorias se deu de forma quase linear, o que me chamou mais ainda a atenção para esse trecho: "Cada uma abarca um universo próprio de reações químicas que vai se ampliando, procurando abranger cada vez mais os fenômenos conhecidos, e cada teoria antiga vai se tornando um caso particular da nova." Nota-se então, que as teorias iam se completando ao longo do tempo, ampliando-se, contribuindo uma para o crescimento conceitual da outra, e todas tiveram sua importância. Uma teoria não "derrubava" a outra, mas sim, contribuía com a outra que ia surgindo.

    JÉSSYCA BARBOSA TENÓRIO
    Química - 4º Período

    ResponderExcluir
  31. Por meio deste texto pode-se perceber a importância das teorias que surgiram no decorrer dos tempos e nos mostrando as diferentes abordagens sobre ácido-base. Dessa forma, a teoria mais aceita é a que aproxima-se mais dos fatos reais vividos em meio a estudos sobre o tema.

    1.Quais os critérios fenomenológicos que Lewis especificou em relação ao tema ácido-base?
    • A reação entre um ácido e uma base (neutralização) é rápida.
    • Um ácido (ou uma base) pode deslocar de seus compostos um ácido (ou uma base) mais fraco(a).
    • Ácidos e bases podem ser titulados um com o outro por meio de indicadores.
    • Ácidos e bases são capazes de atuar como catalisadores.

    2. Qual a importância de cada teoria apresentada em relação ao tema ácido-base?

    Edilânia Nunes Ferreira
    Química - 4° período

    ResponderExcluir